Quando os astronautas “presos” na Estação Espacial Internacional foram fotografados usando gorros de Papai Noel ao lado de uma pequena árvore de Natal nesta semana eles acabaram alimentando nas redes sociais teorias da conspiração.
Butch Wilmore e Suni Williams foram lançados em junho no que deveria ser uma missão de oito dias ao espaço — mas eles estão “presos” desde então por causa de problemas com a cápsula Boeing Starliner que deveria ser a sua carona para casa. Mas internautas começaram a duvidar disso (ou passaram a duvidar mais) depois das imagens da celebração natalina.
“Eles levaram gorros de Papai Noel com eles antes do lançamento?”, um comentarista perguntou alegremente no X. “Ou eles os tricotaram enquanto estavam lá?”, acrescentou outro.
“Esses são os mesmos caras que foram para uma missão de 8 dias em junho?”, escreveu um terceiro.
Para muitos usuários de redes, a a presença de decorações de Natal era um sinal de uma grande conspiração e que os astronautas não estavam realmente “presos no espaço”.
“É tudo um grande show”, escreve um conspiracionista.
Outro usuário do X afirmou que os astronautas flutuando no espaço estavam, na verdade, em um estúdio de cinema em algum lugar.
No entanto, a explicação é bem simples. De acordo com o “NY Post”, a Nasa (agência espacial dos EUA) comentou que os gorros de Papai Noel — assim como outras decorações, presentes especiais para os membros da tripulação da ISS e refeições de Natal — faziam parte de uma entrega de 3 toneladas da SpaceX no fim de novembro. A Estação Espacial Internacional é reabastecida com suprimentos várias vezes ao ano.
A entrega de alimentos incluía presunto, peru, batatas, vegetais e até tortas e biscoitos. Outros itens científicos e específicos da missão faziam parte da entrega. Além disso, a Nasa enviou alguns itens festivos para os astronautas, incluindo os chapéus e a árvore de Natal.
A Nasa anunciou que a missão SpaceX Crew-10 não deve retornar antes do final de março e, com isso, a missão SpaceX Crew-9, de que Williams e Wilmore fazem parte, só retornará à Terra após a chegada da Crew-10 ao laboratório orbital. A última previsão de retorno era fevereiro de 2025.
Segundo a agência espacial, a mudança permitirá que as equipes da Nasa e da SpaceX concluam o processamento de uma nova espaçonave Dragon para a missão. A nova cápsula está programada para chegar às instalações de processamento da SpaceX na Flórida no início de janeiro.
Fonte: Revista Extra