Dados divulgados pelo site Brasil em Mapas, divulgados na noite desta terça-feira, 10, apontam que o Acre tem, como principal produto exportado para União Europeia (UE) a madeira, destinada principalmente à Espanha.
As informações são referentes aos principais parceiros comerciais entre as unidades federativas do Brasil, com maior volume em exportação de um país membro da UE em dólares de 2023, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Ainda no estudo, verifica-se que Países Baixos (Holanda) são os maiores parceiros comerciais no montante das exportações, com 27% da participação ou $12 bilhões de dólares, seguido da Espanha (17%, $8 bilhões) e Alemanha (12%, $5.5 B). Além disso, um total de 11 estados venderam para os Países Baixos, 9, para Espanha e; 3, para a Alemanha.
Mesmo assim, as cifras para a União Europeia ainda são tímidas quando comparadas ao montante da China e em relação ao grande potencial do Brasil.
Produtos
Os produtos mais exportados pelo País foram os óleos brutos de petróleo, para os Países Baixos ($3 bilhões cada) e Portugal ($ 2 bilhões). Soma-se, também, o café, incluído torrado ou descafeinado, para a Alemanha ($1 bilhão), além de resíduos de soja ( $980 milhões) e minério de cobre ($985 milhões).