A médica Kátia Campos, que atua em Rio Branco, usou as redes sociais na noite deste domingo, 29, para alertar sobre o aumento expressivo de casos de Covid-19 na capital acreana. Segundo ela, após um plantão de 12 horas na Unimed, foi constatado que mais de 90% dos atendimentos realizados foram de pacientes diagnosticados com a doença, muitos deles apresentando sintomas diferentes dos mais comuns.
De acordo com a médica, há indícios de uma nova cepa circulando na região, já que muitos pacientes, principalmente jovens, estão relatando sintomas gastrointestinais, como náuseas e diarreia, associados a febre e dor de cabeça. Esses sintomas iniciais, segundo ela, costumam ser seguidos de manifestações respiratórias após alguns dias.
“Estou saindo de um plantão de 12 horas aqui da Unimed, lotado de pacientes positivos com Covid. Gente, vamos ficar atento aos sintomas. Mais de 90% do atendimento hoje aqui são pacientes com Covid. Então, recomendamos cuidados redobrados agora. Os casos estão aumentando muito, o SUS também está lotado de pacientes nas UPAs, no Pronto Socorro, assim como tá aqui também na Unimed”, alertou a médica.
Kátia Campos também reforçou a importância do uso de máscaras e da atualização do esquema vacinal, especialmente para idosos e pessoas que receberam apenas as duas doses iniciais do imunizante. Segundo ela, a vacinação é essencial para evitar o agravamento dos casos.
Com as festas de fim de ano e o aumento de aglomerações, a médica fez um apelo para que a população redobre os cuidados preventivos. “É preciso atenção aos sintomas respiratórios e evitar situações que possam facilitar a transmissão, como aglomerações. Vamos usar máscara e cuidar da nossa saúde”, concluiu.