O nível do Rio Acre, em Rio Branco, registrou uma elevação de quase 1 metro em um período de 24 horas. De acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, o rio passou de 4,57 metros, medidos às 6h do domingo, 15, para 5,44 metros nesta segunda-feira, 16, no mesmo horário.
Esse aumento foi impulsionado pelas chuvas intensas registradas na capital, que somaram 60,40 milímetros nas últimas 24 horas. O acumulado de precipitações em novembro já atinge 174 milímetros, aproximando-se da média prevista para o mês, que é de 249 mm.
Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, há previsão de chuvas praticamente diárias para esta semana, o que pode impactar diretamente o nível do Rio Acre e dos igarapés. “Agora de ontem para hoje já temos mais de 60 milímetros acumulados. Além disso, tivemos mais de 100 milímetros de chuva na região do Riozinho do Rola, e essa água está vindo para Rio Branco”, destacou.
Falcão explicou que as chuvas intensas ao longo da bacia do Rio Acre são ainda mais preocupantes do que as registradas na capital. “O nível do Riozinho do Rola já está mais alto que o do Rio Acre, e ele por si só pode causar inundações em Rio Branco”, afirmou. Ele reforçou que a Defesa Civil está monitorando as áreas de risco e realizando inspeções nos igarapés da cidade.
Com base em dados estatísticos e análises da pluviosidade dos níveis do Rio Acre nos últimos 10 anos, em Rio Branco, a Defesa Civil Municipal alerta que existe uma probabilidade de até 80% de ocorrência de alagações na cidade, especialmente entre fevereiro e março do ano que vem.