O nível do Rio Acre em Rio Branco subiu de 5,41 metros na manhã dessa quinta-feira, 19, para 7,36 metros na medição desta sexta-feira, 20, de acordo com o boletim diário da Defesa Civil Municipal. Ou seja, o manancial subiu quase dois metros em apenas 24 horas.
Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, a elevação do nível do rio está associada às chuvas intensas registradas nos últimos dias em outros municípios da bacia do Rio Acre, como Xapuri, Capixaba e Brasileia, além do aumento do volume de afluentes como o Riozinho do Rôla, do Espalha e outros que deságuam no manancial.
“O que chama a atenção, principalmente, é que nós não temos a segurança de uma inundação gradual. Quase dois metros em 24 horas já é um alerta para nós. Da mesma maneira que foi dois metros, podia ser quatro, e ele já iria para quase dez metros, que é a nossa cota de atenção máxima. Enfim, daqui para frente teremos essas variações. Ele não deve passar de 7,5 metros no final de semana, mas, a qualquer momento, podemos ter uma cota elevada”, afirmou Falcão.
A previsão para esta sexta-feira é de grande nebulosidade e uma leve redução nas temperaturas, segundo o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). O céu ficará parcialmente nublado a nublado em todo o estado, com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas, principalmente no setor leste do Acre, durante o final da tarde e início da noite.
A Defesa Civil informou que segue acompanhando as condições do Rio Acre. A cota de alerta em Rio Branco é de 13,50 metros, enquanto a cota de transbordamento é de 14 metros.