O número de acidentes de trânsito no Acre aumentou este ano, na comparação com 2023. Entre janeiro e novembro deste ano, o estado registrou 4.043 acidentes, sendo que em todo o ano passado foram 3.976. As informações são do Departamento Estadual de Trânsito no Acre (Detran-AC), por meio da Coordenadoria de Engenharia e Estatística de Trânsito.
No que diz respeito a sinistros com vítimas fatais, o aumento ainda é maior: em todo o ano passado, houve 85 vítimas fatais em sinistros; até o décimo primeiro mês deste ano, o aumento o número subiu para 110.
No que se refere a Rio Branco, os números também são altos: em 2023, foram 2.744 acidentes; e até novembro de 2024, o número é de 2.665; acidentes com vítimas fatais em 2024 também já são mais numerosos que todo o ano passado. Em 2023, foram 41, sendo julho e setembro – ambos com seis mortes, cada – os mais perigosos no trânsito; já neste ano, já se somam 43 acidentes com vítimas fatais, com junho e, de novo, setembro, como os meses com maior número de sinistros.
Orientações
A GAZETA conversou com a comandante do Batalhão de Policiamento de Transito (BPTrans), tenente-coronel Eliana Maia, que explicou que o fim de ano é um período marcado por confraternizações, viagens e celebrações. “No entanto, também é um momento em que, infelizmente, o número de acidentes de trânsito tende a aumentar. Por isso, é fundamental adotar comportamentos responsáveis e respeitar as leis para garantir a segurança de todos”, explicou.
Maia explicou que as operações de trânsito e ações educativas também foram intensificadas, mas enfatizou que é necessária a colaboração da população para o pleno alcance dos objetivos, que é preservar vidas no trânsito.
A tenente-coronel aproveitou para dar algumas orientações, veja:
- Não dirija após consumir álcool: se for beber, não dirija. Combine com amigos um motorista da vez, utilize aplicativos de transporte, táxis ou transporte público. A mistura de álcool e direção é uma das principais causas de acidentes graves;
- Respeite os limites de velocidade: A pressa nunca deve superar a segurança;
- Evite o uso de celular ao volante;
- Utilize os dispositivos de segurança: Sempre use o cinto de segurança, inclusive no banco traseiro, e, no caso de crianças, transporte-as utilizando os equipamentos de retenção adequados para cada idade e peso da criança;
Respeite os pedestres e ciclistas: O trânsito é um espaço coletivo. Seja gentil, dê preferência aos mais vulneráveis e mantenha uma convivência harmoniosa.
Ao final, a tenente-coronel reiterou que o BPTrans está comprometido em intensificar ações de fiscalização e conscientização. “Mas a mudança começa com cada condutor e pedestre. Vamos juntos fazer um trânsito mais seguro para todos”, finalizou.