Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

No Acre, Waldez Góes anuncia liberação de quase R$ 17 milhões para reconstrução da ETA II em Rio Branco

Foto: Anne Nascimento

Em visita ao Acre, o ministro de Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, anunciou, nesta quinta-feira, 19, a liberação de R$ 16,8 milhões para Rio Branco, com o objetivo de reconstruir a Estação de Tratamento de Água (ETA II). A medida, confirmada pelo ministro durante sua visita ao estado a convite do senador Alan Rick, visa resolver os problemas enfrentados pela estação, que atualmente está sob a responsabilidade do município.

“Esse recurso federal é proveniente de uma resposta a desastre. Isso só comprova a necessidade de se levar a sério a modelagem de resíduos sólidos e o saneamento básico no Estado”, afirmou Góes.

O ministro ressaltou que, em situações de emergência, o governo federal mantém apoio contínuo. “Nos 60, 90 ou 120 dias, enquanto dura uma situação de calamidade ou emergência, o governo federal oferece apoio com limpeza pública, coleta de entulho e até mesmo a reconstrução de infraestruturas, como a ETA danificada. No entanto, as políticas públicas cotidianas não podem ser resolvidas apenas em situações emergenciais. Os recursos são destinados por medida provisória, mas o governo estará sempre disponível para apoiar o Acre em tudo o que precisar”, concluiu o ministro.

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, agradeceu a presença do ministro e destacou a importância do modelo de saneamento apresentado. “Em relação ao lixo, o problema é maior nos outros municípios. Rio Branco está bem estruturada e fazendo sua parte. O desafio maior está nos outros 21 municípios, que enfrentam problemas sérios nessa área”, finalizou Bocalom.

Sair da versão mobile