Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Opera Acre encerra 2024 com mutirões simultâneos em seis municípios neste final de semana

Opera Acre é realizado este final de semana, simultaneamente, em 6 municípios do estado. Foto: Izabelle Farias/Sesacre

O programa Opera Acre, iniciativa do governo do Estado para reduzir a fila de cirurgias eletivas, realiza neste final de semana a última edição do ano, com atividades simultâneas em seis municípios: Plácido de Castro, Brasileia, Senador Guiomard, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), em Rio Branco.

O marco de mais de 14 mil cirurgias realizadas ao longo de 2024 celebra o compromisso do programa em atender as demandas reprimidas da população e oferecer uma saúde mais humanizada, acessível e de qualidade a todos os acreanos.

Plácido de Castro integra o mutirão neste sábado e domingo, realizando um momento histórico: pela primeira vez, o município realiza cirurgias de laqueadura. A equipe enviada para o local atendeu 32 pacientes que passaram pelo processo de planejamento familiar, também no município.

A secretária adjunta de Assistência da Sesacre, Ana Cristina Moraes, celebrou o encerramento do programa e destacou os avanços:

“Além das cirurgias, estamos oferecendo, aqui em Placido de Castro, um atendimento itinerante de ultrassonografia, atendendo cerca de 80 pessoas, evitando que precisem se deslocar até a capital. Estamos felizes com esse encerramento e já garantindo o retorno do programa em 2025. Superamos os números de 2023, realizando 1.005 cirurgias a mais que no ano passado. É o governo do Estado do Acre comprometido em aproximar a saúde da população”, ressaltou.

Opera Acre acontecendo simultaneamente

Em Brasileia, as atividades começaram na sexta-feira, 20, e seguem até este domingo, 22, com expectativa de atender mais de 60 pacientes.

Em Tarauacá, as cirurgias também iniciaram na sexta-feira e seguem até este domingo, com foco em reduzir a fila reprimida de aproximadamente 40 pacientes.

Em Cruzeiro do Sul, estão sendo realizadas cirurgias ginecológicas, enquanto a Fundhacre se concentra em procedimentos de média e alta complexidade, como histerectomias.

Já em Senador Guiomard, o mutirão também acontece simultaneamente. Ao todo, o programa prevê atender quase 200 pacientes neste final de semana.

Sair da versão mobile