Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Primeira mulher assume comando da PM no Acre em marco histórico para a corporação

Coronel Marta Renata diz que quer fortalecer policiamento comunitário. Foto: Felipe Freire/Secom

O governador Gladson Cameli entregou o Comando-Geral da Polícia Militar do Acre à coronel Marta Renata Freitas, nesta quarta-feira, 11, marcando a história da instituição ao nomear a primeira mulher a liderar a corporação em seus 108 anos de existência. A nomeação da nova comandante, assim como do subcomandante coronel Kleison José de Albuquerque, foi oficializada em uma edição extra do Diário Oficial de quarta.

Durante a solenidade realizada em frente ao quartel da PM, o governador destacou o momento como um marco não apenas pela questão de gênero, mas pela competência e trajetória da coronel, que tem 19 anos dedicados à Polícia Militar.

“A coronel Marta Renata está assumindo não pelo simples fato de ser uma mulher, mas pela sua competência e sua vitoriosa carreira militar e um currículo imenso. Essa é uma vitória para todas as mulheres acreanas que, através dela, mostram que estão aptas a ocuparem os mais importantes postos da nossa gestão pública”, ressaltou Cameli.

Em seu discurso de posse, a coronel Marta enfatizou o orgulho e a responsabilidade de liderar a corporação centenária. “É um rompimento de barreiras. Estou muito feliz, mas sempre com a certeza da grande responsabilidade que tenho de conduzir essa corporação tão honrosa e centenária”, declarou.

A nova comandante, que participou da construção do planejamento estratégico da corporação para a próxima década, também garantiu o compromisso com a continuidade desse projeto, que tem como meta ampliar o policiamento comunitário e aproximar ainda mais a PM da sociedade.

Ao longo de sua carreira, Marta Renata assumiu papéis de destaque dentro da corporação, como assessora jurídica, diretora operacional e subcomandante. Formada em Letras e Direito, com pós-graduação em Segurança Pública e Ensino, ela é mestranda em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Goiás.

Filha de pai colono e pedreiro e mãe merendeira, a coronel emocionou o público ao relembrar sua trajetória. “Entrar para a PM era a maneira de vencer na vida “, afirmou.

O evento também foi marcado pelo reconhecimento ao trabalho do coronel Luciano Dias, que comandou a PM por dois anos e quatro meses e agora se retira para a reserva após 30 anos de dedicação à corporação.

A cerimônia de posse foi encerrada com o tradicional desfile tático da corporação.

*Com informações da Agência de Notícias do Acre

Sair da versão mobile