A Defesa Civil de Rio Branco iniciou a segunda fase do plano de contingência após o nível do Rio Acre ultrapassar os 10 metros na capital, nesta sexta-feira, 27. O coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, informou que, com a elevação do nível do manancial, a solicitação de uso do Parque de Exposições foi formalizada. O local costuma ser organizado como abrigo em caso de famílias desabrigadas durante enchentes do manancial.
“Solicitamos a disponibilidade do parque ontem e hoje voltamos ao local para providências”, afirmou Falcão. O objetivo é garantir que a estrutura do Parque de Exposições esteja preparada para receber possíveis desabrigados em caso de enchente.
A Defesa Civil também informou que deve emitir um novo boletim com informações atualizadas sobre a situação do Rio Acre às 12h desta sexta-feira.
Alerta de temporal
Além da preocupação com o nível do rio, o Acre segue sob alerta de chuvas intensas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de perigo potencial para todas as regiões do estado, com expectativa de chuvas de 20 a 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 mm no total por dia.
O alerta também inclui ventos fortes, que podem atingir de 40 a 60 quilômetros por hora, com risco baixo de ocorrências como queda de galhos, alagamentos, descargas elétricas e interrupções no fornecimento de energia.