O aumento expressivo no nível do Rio Acre nas últimas 24 horas nas cabeceiras acendeu o alerta da Defesa Civil de Rio Branco. Dados divulgados pelo órgão mostram que, em Assis Brasil, o nível do rio subiu de 3,46 metros na segunda-feira, 23, para 9,51 metros nesta terça, um aumento de mais de 6 metros. A elevação também foi registrada nos municípios de Brasiléia, Xapuri e Capixaba, indicando que a capital acreana deve sentir os efeitos dessa cheia em breve.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão, o município está em uma posição vulnerável na Bacia do Rio Acre por ser o penúltimo a receber o impacto das cheias. Ele explicou que os efeitos da alta em Assis Brasil podem ser sentidos na capital em até 60 horas.
“A grande preocupação é o impacto que isso dá em Rio Branco. Nós somos um dos municípios mais impactados da Bacia do Rio Acre, porque somos o penúltimo. Uma cheia muito forte lá em Assis Brasil impacta Brasiléia, Xapuri, Capixaba, e, por fim, Rio Branco”, destacou o coordenador.
Outro ponto de atenção é o aumento no nível do Riozinho do Rola, que também contribui para a elevação das águas em Rio Branco. “O Riozinho do Rola está aumentando, e isso já afeta o tráfego em uma das pontes. Todo esse cenário impacta diretamente nós aqui”, afirmou Falcão.
Apesar das fortes chuvas registradas, o nível do Rio Acre em Rio Branco apresentou uma leve redução nesta terça-feira, 24. O rio marcou 7,21 metros, uma queda de 11 centímetros em relação ao dia anterior, quando estava em 7,32 metros. No entanto, a expectativa da Defesa Civil é que o rio volte a subir nas próximas horas, podendo alcançar a cota de alerta de 13,50 metros nos próximos dias, caso as chuvas continuem intensas nas cabeceiras.
Ver essa foto no Instagram