O nível do Rio Acre não para de subir na capital. Em um intervalo de 24 horas, o manancial saltou de 9,85 metros de profundidade para 11,15 metros, segundo medição das 6h feita pela Defesa Civil Municipal.
Ao longo da sexta-feira, 27, foram feitas seis aferições e, em todas elas, o nível do rio apresentou aumento, tendência que permaneceu na primeira medição deste sábado, 28.
Temendo uma nova enchente já nas primeiras semanas de 2025, o poder público se adiantou e solicitou a disponibilidade do Parque de Exposições, onde centenas de famílias desabrigadas pela água costumam ficar.
Na sexta, 27, a Defesa Civil e a Secretaria de Assistência Social do município se reuniram para alinhamento de ações diante de possíveis novos desastres.
“O encontro buscou reforçar a integração entre os órgãos, garantindo respostas mais ágeis e eficazes em situações de emergência. A parceria é essencial para atender à população de forma rápida e organizada, minimizando os impactos de possíveis ocorrências”, informou a Defesa Civil, em nota.
No início deste ano, o Rio Acre passou por uma de suas maiores enchentes da série histórica de medições, desabrigando milhares de pessoas nos municípios banhados pelo manancial.