Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rio Branco tem 232 novos casos de Covid-19 em uma semana e acumula mais de 1,6 mil registros no ano, diz Saúde

Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Rio Branco registrou 232 novos casos de Covid-19 somente nesta semana, totalizando 1.644 ocorrências desde janeiro de 2024 até esta quinta-feira, 19. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) alerta para o aumento dos casos e reforça as medidas preventivas.

A coordenadora de Vigilância em Saúde da Semsa, Socorro Martins, orienta que, mesmo com o ciclo vacinal completo, a população retome o uso de máscaras e evite aglomerações. Além disso, caso apresentem sintomas da doença, os cidadãos devem procurar uma Unidade de Saúde para realizar o teste rápido e manter o distanciamento.

““Na última semana nós tivemos um surto mesmo, de mais de 200 casos em uma única semana. Nesse momento a prefeitura está fazendo o alerta à toda a população para evitar aglomeração de pessoas. Nós precisamos ainda manter todos os protocolos, lavar bem as mãos, usar máscara, manter distanciamento quando as pessoas estiverem com algum sintoma, gripado. Não sair de casa, se manter isolado. Assim nós vamos evitar de estar transmitindo e diminuir os casos, que é o nosso objetivo”, destacou Socorro Martins.

Socorro Martins disse ainda que no momento a rede de saúde do Acre, não dispõe de imunizantes contra o coronavírus, mas que aguarda a chega de um lote do Ministério da Saúde, até a próxima segunda-feira e que, no momento, apenas os grupos prioritários serão imunizados.

“O Ministério da Saúde encaminha essas vacinas para os grupos prioritários, que são os idosos, as crianças, gestantes, a puérperas, também àquelas pessoas que têm comorbidades. Então, esse público vai precisar tomar a vacina todo ano. Imunizado, lembrando que a vacina não impede da pessoa contrair o vírus, impede de se agravar, da doença levar a pessoa a se hospitalizar e até mesmo a um óbito. Então nós precisamos ainda manter mesmo todos os protocolos.

A Secretaria Municipal de Saúde relembra que em todas as Unidades de Referência em Atenção Primária (URAPs), há testes rápidos disponíveis, e em dando o exame resultado positivo, o paciente será encaminhado ao médico para as recomendações devidas e também já vai sair da unidade com toda medicação necessária para o tratamento.

Sair da versão mobile