Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

“Se for necessário, faremos outro concurso”, diz Gladson Cameli sobre o certame da Educação

Foto: Reprodução

O Governador do Acre, Gladson Cameli, afirmou nesta terça-feira, 3, durante entrevista no programa Café com Notícias, da TV 5, que, caso seja necessário, um novo concurso será realizado para a Secretaria Estadual de Educação.

Ele destacou a importância de manter a confiança e a transparência no processo, especialmente após a decisão de cancelar as provas do último domingo, 1º, devido a irregularidades envolvendo a banca responsável pelo certame.

Cameli enfatizou que o concurso, o maior da história da Educação no Acre, com 46 mil inscritos para 3 mil vagas, deve ser conduzido de forma séria e transparente, independentemente do tempo que isso demande.

“Ali foi um problema da banca, que eu mandei notificá-la para cumprir o que manda a lei de licitação. Aquilo que causa dúvida, eu sou a favor que comece de novo. Por mais que atrase, mas nós não podemos é criar mais problemas […] Se foi necessário realizar outro concurso, vai ser feito, a credibilidade é tudo. A confiança é tudo”, disse o governador.

A decisão de anular as provas objetivas e discursivas foi tomada após a constatação de falhas no processo de aplicação das provas e a falta de documentos por parte da empresa contratada.

Segundo a Secretaria de Estado de Administração (Sead) e a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), a medida foi tomada para garantir a lisura do certame. O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) também abriu investigação para apurar denúncias de irregularidades, como vazamento de questões e uso de celulares nas salas de provas.

Cameli reforçou que, apesar dos contratempos, o governo está comprometido em resolver a situação com seriedade. “Espero que a banca reconheça seus erros e se organize para que possamos seguir com a contratação dos novos servidores”, declarou.

O novo cronograma do concurso ainda não foi publicado.

Sair da versão mobile