O sindicalista e ativista Chico Mendes marcou gerações com sua luta pela preservação da Amazônia e pelos direitos dos seringueiros. Como homenagem, a Semana Chico Mendes celebra seus 80 anos e, nesta segunda-feira, 16, o segundo dia de evento foi marcado por uma caminhada solene até o seu túmulo, em Xapuri.
A caminhada partiu do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Xapuri (STTR) e fez paradas em pontos específicos, como a Casa de Chico Mendes. Durante o trajeto, sindicalistas e companheiros que testemunharam a luta do ativista prestaram homenagens, compartilhando histórias vividas ao seu lado.
O companheiro de luta Gomercindo Rodrigues contou relatos de sua convivência com Chico Mendes e destacou os ideais do ativista. “Estamos aqui para falar que é possível viver na floresta sem destruir, para falar que é possível um mundo melhor. Aqueles que atiraram no Chico, que pensaram que o mataram, na verdade o tornaram imortal”, declarou em um vídeo postado nas redes sociais do comitê durante a caminhada.
Confira o vídeo da homenagem e caminhada até o túmulo de Chico Mendes:
Ver esta publicação no Instagram