Todos os 22 municípios acreanos receberão recursos extras do Ministério da Saúde (MS) para assistência farmacêutica. A medida visa reforçar os cuidados com a população em municípios da Amazônia Legal que tiveram reconhecido o decreto de emergência climática por estiagem, seca e incêndios florestais.
Serão destinados, para todo o Acre, mais de R$ 768,5 mil em recursos federais, transferidos em parcela única. Com o valor, as prefeituras deverão investir na aquisição de medicamentos e insumos essenciais de assistência.
Este ano, o Acre foi assolado por uma estiagem extrema, com vários de seus rios registrando níveis históricos de seca, além de queimadas urbanas e florestais que provocaram poluição recorde do ar. A situação perdurou até novembro, com o início do período chuvoso na região que abrange o estado e unidades vizinhas.
“Estamos atuando de forma emergencial para garantir medicamentos e insumos às populações vulneráveis, que dependem do Sistema Único de Saúde em momentos tão críticos como este”, afirmou o chefe da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Sectics) do MS, Carlos Gadelha.
Confira o detalhamento dos valores a serem recebidos por cada um dos 22 municípios acreanos: