Um visitante do Horto Florestal de Rio Branco foi surpreendido ao cruzar com uma paca, da espécie Cuniculus paca, em meio à vegetação. Em imagens feitas pelo visitante, ele se surpreende com o tamanho do animal, que pode chegar a pesar 15 kg e medir quase 1 metro de comprimento.
“Nós estamos no meio da floresta, no Acre. Olha o tamanho da paca, 7 horas da manhã, aqui no Horto Florestal. Acho que estava tomando banho”, disse aos risos, enquanto o animal corria para dentro da mata.
O Horto Florestal de Rio Branco, que abrange 17 hectares de áreas de mata nativa próximas ao igarapé São Francisco, é um importante refúgio para a fauna local. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Nasserala, esses registros reforçam a relevância do espaço para a conservação ambiental.
“A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Semeia, vem fazendo um sério trabalho no Horto. Cuidamos para que as pessoas tenham um espaço de lazer e contato com a natureza de qualidade, mantendo a limpeza e preservação do meio ambiente. A experiência desses encontros, mostra que estamos no caminho certo”.
As pacas são roedores de grande porte, ficando atrás apenas das capivaras em tamanho. Conhecidas por serem animais noturnos e ariscos, elas se alimentam de frutas, folhas, raízes e sementes, além de serem excelentes nadadoras.
Apesar da alegria do visitante, o secretário reforça que é fundamental respeitar os animais silvestres. “Eles não são como nossos animais de casa. Precisamos ter cuidado e respeitar o espaço do animal para evitar transtornos. Se for necessário, procure alguém da nossa equipe”, orientou Nasserala.
O Horto Florestal está aberto ao público diariamente, das 5h às 20h. O espaço conta com parquinho infantil, trilhas de caminhada, sorveteria e áreas para descanso e lazer, oferecendo um ambiente que combina preservação ambiental e qualidade de vida.