Cerca de 250 agentes foram mobilizados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) para intensificar ações de segurança durante o período natalino, abrangendo a capital e o interior do Acre. Segundo a pasta, a estratégia, que envolve operações ostensivas e repressivas, busca garantir que a população possa celebrar as festividades com tranquilidade.
De acordo com o secretário de segurança pública, coronel José Américo Gaia, o reforço demonstra o compromisso das forças de segurança com a proteção da população.
“Estamos trabalhando em parceria com outras instituições e com a colaboração da população, para que possamos construir um ambiente seguro e acolhedor para todos. Além disso, implementamos ações de prevenção e patrulhamento, visando coibir práticas que possam comprometer a segurança pública. Nossa prioridade é garantir que cada cidadão possa celebrar suas tradições e vivenciar os momentos especiais desta época do ano sem preocupações”, destacou.
As ações contam com a participação de diversas forças, como o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Grupo Especial em Fronteiras (Gefron), Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal e Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
O monitoramento é apoiado por mais de 500 câmeras estratégicas conectadas ao Centro de Comando e Controle (CICC), permitindo respostas rápidas a incidentes.
Operações intensificadas durante o final de ano
O Ciopaer está realizando voos de patrulhamento aéreo, com voos diurnos e noturnos, até o próximo dia 31. Essa ação acontece de maneira integrada com as ações da “Operação Papai Noel”, que conta com cerca de 150 policiais.
A Polícia Civil cumpre mandados de busca e apreensão na “Operação Adsumus II”, desarticulando grupos criminosos e garantindo a ordem pública. Todas as delegacias da capital e do interior estarão funcionando normalmente nos períodos festivos.
A Polícia Penal concentra seus esforços para estabelecer segurança dentro do ambiente prisional e realiza o acompanhamento dos monitorados na capital e no interior do Acre.
O Gefron intensificou as barreiras nas fronteiras do estado, especialmente nas cidades de Brasiléia, Capixaba e Plácido de Castro, em parceria com a Força Nacional. O grupo também realiza patrulhamentos fluviais em Tarauacá, Feijó e Jordão, a ação também faz parte da Operação Adsumus II e reforça ainda mais a segurança nas regiões ribeirinhas.
O Detran segue atuando com ações para garantir maior segurança para condutores e pedestres.