A Força Tática do 2° Batalhão da Polícia Militar de Rio Branco evitou um ataque planejado por membros de uma facção criminosa, na noite desta segunda-feira, 16, no bairro Cidade Nova, localizado no segundo distrito da capital acreana. A intervenção ocorreu no beco da rua Barra do Sol, após uma denúncia anônima.
Durante patrulhamento, os policiais foram abordados por um cidadão que, em caráter sigiloso, informou que avistou três indivíduos armados e em atitude suspeita em uma varanda de uma residência. Eles estariam se organizando para um ataque. Os militares se deslocaram para o local indicado e, ao chegarem nas proximidades, visualizaram os suspeitos consumindo entorpecentes e portando duas armas de fogo.
A abordagem foi rápida, e os três envolvidos tentaram fugir, mas sem sucesso. Durante a revista, foi apreendida uma escopeta calibre 12 municiada com o menor de 17 anos, além de uma arma de calibre 28 com Jensen Marcos Rocha de Araújo, de 22 anos. Perto de Pedro Henrique Silva de Oliveira, de 20 anos, foi encontrada uma bolsa contendo cinco munições de calibre 12.
Durante a prisão, familiares dos suspeitos tentaram intervir, incentivando a resistência e proferindo xingamentos contra os policiais. A situação exigiu o apoio de outra guarnição e do comandante de patrulha. Uma mulher, mãe de um dos conduzidos, foi presa por desacato, após tentar impedir a ação policial, e foi necessário o uso de algemas para garantir a segurança de todos os envolvidos.
Os três suspeitos foram levados para a Delegacia Central de Flagrantes (DEFLA), juntamente com as armas apreendidas, e estão à disposição da Justiça. O adolescente foi encaminhado à Delegacia do Menor.