O suspeito de matar José Eumar de Albuquerque Filomeno, de 56 anos, se entregou na tarde desta segunda-feira, 23, na Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). O crime ocorreu neste domingo, 22, na Praça da Juventude, localizada no bairro Cidade Nova, e o autor alegou legítima defesa.
Segundo o delegado responsável pela DHPP, Alcino Júnior, ainda na manhã desta segunda-feira, 23, os investigadores chegaram ao nome do autor, reconhecido por meio de imagens.
“Às 15 horas, ele [o autor] confessou crime, contando sobre os disparos que efetuou contra a vítima e contou que a vítima, conforme outras testemunhas também já tinham dito, estava bêbada ou até sob efeito de algum outro substância”, explicou, acrescentando ainda que, segundo o autor, todos estariam brigando no local. “A vítima teria começado a criar problemas com o autor, que foi tomar satisfação; após a vítima agredi-lo, o autor sacou a arma de fogo que portava e empunhou direção à vítima, segundo ele para tentar fazê-lo parar”, disse.
Ainda segundo o depoimento do autor do crime, ele, o autor, teria visto uma faca na cintura da vítima e sentiu-se ameaçado.” Tudo isso será avaliado: ele alegou legítima defesa. “Nós vamos ouvir mais pessoas durante a semana, depois festividades, mas ele confessou o crime”
O homem passou por interrogatório e, por não ter mandado de prisão e nenhuma situação de flagrante, foi liberado para responder em liberdade. “Por enquanto, se não houver nenhum outro tipo de circunstância que autorize a prisão preventiva ou alguma outra medida cautelar, nós vamos manter ainda essa investigação nesse status”, finalizou.