O deputado federal Eduardo Velloso (UB) solicitou, nesta quinta-feira, 26, ao ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira, a repatriação imediata do estudante de Medicina Vinícius Lima Guimarães, de 21 anos, internado em um leito de UTI no Paraguai, em estado gravíssimo, após sofrer acidente de trânsito na cidade de Mariano.
Vinícius é acreano e pilotava uma moto quando foi atingido por outra motocicleta que teria avançado o sinal vermelho. Ele foi transferido para a capital Assunção, onde está sob cuidados médicos e acompanhado pela família, que fez uma campanha nas redes sociais pedindo ajuda das autoridades para a repatriação.
O ofício encaminhado pelo deputado Velloso ao Itamaraty aponta a necessidade de sua transferência imediata ao Brasil para que ele possa receber tratamento adequado e gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Considerando a gravidade de sua situação, é imprescindível que ele receba os cuidados médicos adequados no Brasil, especialmente no que se refere ao acesso ao SUS”, diz o parlamentar federal.