Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ministro de Lula vem ao Acre nesta quinta para palestra sobre saneamento básico

Foto: Arquivo

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, volta ao Acre nesta quinta-feira, 19, para uma palestra sobre saneamento básico no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AC).

Promovido pelo senador Alan Rick (União Brasil), o evento debate soluções para o saneamento na Amazônia, utilizando a experiência do Amapá como modelo – Waldez Góes foi governador do estado entre 2015 e 2022.

Ele “consolidou um modelo pioneiro de concessão dos serviços de saneamento no Brasil. Além de idealizador do projeto, assumiu o papel de articulador intermunicipal e garantiu a adesão dos 16 prefeitos [amapaenses] ao Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) do serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário”, informou o gabinete do senador Alan Rick, em material de divulgação da agenda.

“A concretização do modelo garantiu investimentos de R$ 4,8 bilhões no setor pelos 10 anos subsequentes à concessão, ocorrida em 2021. De imediato, R$ 930 milhões — valor do arremate da concessão — foram repassados às prefeituras para aplicação em infraestrutura e investimentos para os munícipes”, continua.

Alan Rick tem atuado para implantar modelo parecido no Acre e utilizará o seminário para apresentá-lo aos acreanos. Na ocasião, o senador amapaense Davi Alcolumbre (União Brasil), que também teve participação nessa política, estará no seminário ao lado do ministro Waldez Góes e do parlamentar acreano.

O governador Gladson Cameli (PP) e o prefeito de Rio Branco Tião Bocalom (PL) confirmara presença no evento, que começa às 14h.

Serviço

Seminário “A Solução para o Saneamento Básico na Amazônia – O Modelo Inovador do Amapá”

Data: 19 de dezembro

Horário: 14h

Local: Auditório da OAB/AC

Endereço: Alameda Min. Miguel Ferrante, 450 – Portal da Amazônia – Rio Branco/AC

Palestrante: Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

Participação: senador Davi Alcolumbre (União-AP), governador Gladson Cameli, prefeito de Rio Branco e presidente da Amac, Tião Bocalom, demais prefeitos em mandato, prefeitos eleitos, gestores do governo e prefeituras, especialistas em saneamento.

Sair da versão mobile