A espera acabou. O prefeito de Rio Branco Tião Bocalom (PL) inaugurou, na noite desta segunda-feira, 30, o primeiro viaduto de Rio Branco. Situado na estrada Dias Martins, o elevado Beth Bocalom promete, segundo a gestão, ser um novo marco funcional e turístico da cidade.
A inauguração foi aberta ao público e contou com a presença de autoridades e apoiadores do prefeito, que será reconduzido ao mandato nesta quarta, 1º, após reeleição no primeiro turno, em outubro.
A obra custou quase R$ 18 milhões em recursos próprios do município. O viaduto tem 188 metros de extensão total, com um vão livre central de 4,5 metros e largura de sete metros, com pista dupla no sentido bairro/Centro.
A estrutura é mista de concreto e aço, com fechamento lateral de alumínio composto. Também foram instalados espelhos d’água com iluminação de LED nas duas cabeceiras, garantindo mais visibilidade noturna, além de ser um ponto de encontro para os moradores do entorno.
Mobilidade urbana
Bocalom destacou que a obra vai melhorar a mobilidade urbana daquela região, especialmente nos horários de pico, e garantiu que a população vai aprovar a estrutura. Ele percorreu o viaduto em um fusquinha azul ao lado de outras autoridades.
“Esse elevado representa a modernidade. Não tenho dúvida que o povo que circula por essa região vai agradecer muito, porque vai economizar tempo no trânsito e combustível. Por aqui passa, diariamente, gente que anda de ônibus, que ganha salário mínimo, professores, desembargadores… Todo mundo será beneficiado. Por isso essa obra é fundamental e estratégica para a nossa cidade”.
O governador Gladson Cameli (PP) participou da inauguração e ressaltou que o viaduto vai ficar para a história de Rio Branco. “Não poderia deixar de vir aqui parabenizar o prefeito e toda sua equipe pela determinação de entregar uma obra de qualidade para a nossa população. Tenho certeza que esse viaduto vai servir de modelo para outras cidades do Acre”, disse.
O secretário municipal de Infraestrutura Antônio Cid Ferreira afirmou que o elevado da Dias Martins é uma das obras de maior impacto e relevância da gestão. “Porque é o primeiro viaduto de uma capital de 142 anos que tem que ter cara de capital, de cidade moderna, e que precisa desse tipo de equipamento”.