A deputada federal Socorro Neri (PP) parabenizou, em suas redes sociais, a decisão da Universidade Federal do Acre (Ufac) de retirar o curso de Medicina do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 como forma de manter o bônus de inclusão regional para candidatos que concluíram o Ensino Médio no estado.
A medida foi anunciada após votação do Conselho Universitário, nesta quarta-feira, 4. Na ocasião, o órgão deliberativo manteve o bônus para todos os demais cursos de graduação da instituição de ensino superior, mesmo após orientação do Ministério da Educação (MEC) para a exclusão do benefício.
“Parabenizo a Ufac pela sábia decisão em fazer um processo seletivo próprio para manter o bônus regional no curso de Medicina. Defendo essa política como autora de um PL que inclui critérios regionais nos processos seletivos de universidades e institutos federais”, escreveu a ex-prefeita de Rio Branco.
Ela aproveitou a oportunidade para defender a medida. “O bônus regional é essencial para fixar talentos locais, evitando a evasão de profissionais formados e fortalecendo nossos estados. Seguiremos firmes na defesa de uma educação inclusiva e equitativa para todos!”, finalizou Neri, que, por ser ex-professora, dedica boa parte de seus esforços parlamentares em prol da educação pública.