Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Tribulus terrestris aumenta testosterona? Saiba como usar fitoterápico

Tribulus terrestris aumenta testosterona? Saiba como usar fitoterápico

O tribulus terrestris é extraído de uma erva natural com propriedades e funcionalidades importantes para o organismo humano. Quando utilizado da maneira correta, ele consegue proporcionar benefícios para a saúde e o bem-estar. No entanto, a ingestão desenfreada de compostos concentrados pode ser perigosa.

Tanto que, por um bom tempo, o tribulus terrestris era considerado apenas mais um suplemento alimentar. Mas, após uma nova resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a substância foi classificada como um medicamento fitoterápico. Segundo o médico nutrólogo Fernando Cerqueira, a medida teve a intenção de inibir a venda indiscriminada do produto, principalmente na internet.

“O extrato da planta tribulus terrestris é rico, principalmente, nas saponinas, consideradas um fito-hormônio devido à capacidade de fazer a modulação hormonal no organismo. Geralmente, ele é indicado para homens com baixos níveis de testosterona e para mulheres na menopausa, já que promove o aumento da libido”, revela o especialista.

Tribulus terrestris aumenta a testosterona?

Entre as funções do fitoterápico está o aumento da produção natural de testosterona. No entanto, caso o seu eixo hormonal esteja funcionando normalmente, o medicamento não fará uma diferença tão significativa assim, principalmente se o objetivo for ganho de massa muscular.

No entanto, segundo Cerqueira, o tribulus terrestris pode ser utilizado para tratar e combater inúmeros problemas de saúde. Confira as principais funcionalidades do medicamento:

Por: Metrópoles 

Sair da versão mobile