O comércio varejista do Acre registrou alta de 1,3% em novembro de 2024, em comparação com outubro, segundo dados divulgados nesta quinta-feira, 9, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este é o terceiro mês consecutivo de crescimento no setor no estado, que alcançou a segunda maior alta do país, ficando atrás apenas do Espírito Santo (4,1%).
No comparativo com novembro de 2023, o volume de vendas no varejo acreano apresentou um aumento expressivo de 7,9%. Já no acumulado de janeiro a novembro deste ano, a alta foi de 6,6%, enquanto nos últimos 12 meses o setor cresceu 6,1%.
Incluindo os segmentos de veículos e materiais de construção, o comércio varejista ampliado no Acre registrou um crescimento mais modesto de 0,6% em novembro de 2024. No acumulado do ano, esse segmento avançou 3,7%, mas apresentou queda de 2,7% no acumulado dos últimos 12 meses.
Resultados regionais
No contexto nacional, o comércio varejista apresentou crescimento em 17 das 27 Unidades da Federação em novembro, com destaque para estados como Espírito Santo (4,1%), Acre (1,3%) e Mato Grosso (1,2%). Já no comércio varejista ampliado, os resultados positivos foram observados em apenas seis estados, sendo os principais Mato Grosso (2,3%), Amapá (1,2%) e Espírito Santo (0,9%).