Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Fevereiro deve ter chuvas abaixo da média e temperaturas mais altas no Acre

Fevereiro deve ter chuvas abaixo da média e temperaturas mais altas no Acre

Foto: Marcos Vicentti/Secom

O mês de fevereiro, historicamente conhecido por concentrar o maior volume de chuvas no vale do Rio Acre, incluindo cidades como Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, deverá registrar um cenário atípico em 2025. Segundo o pesquisador meteorológico Davi Friale, as chuvas devem ficar até 40% abaixo da média no estado, e as temperaturas podem ficar mais elevadas.

O pesquisador explica que a projeção é baseada em análises das atuais condições atmosféricas e oceânicas, além de comparações com anos anteriores. O frio extremo no hemisfério norte está gerando altas pressões atmosféricas que impulsionam ventos mais secos até o Acre e a parte ocidental do Amazonas, contribuindo para a redução das precipitações.

Apesar da tendência de chuvas abaixo da média, fevereiro é tradicionalmente marcado por chuvas convectivas, típicas do verão, que podem durar até 12 horas consecutivas, embora sejam mais comuns pancadas passageiras durante a tarde e o início da noite. A maior chuva já registrada em Rio Branco para o mês chegou a 159,2mm em 24 horas.

Temperaturas elevadas e ventos calmos

As temperaturas máximas médias em fevereiro costumam oscilar entre 30°C e 33°C, enquanto as mínimas variam entre 21°C e 24°C em todos os municípios acreanos. Segundo Friale, com a previsão de menor quantidade de chuvas, é esperado um aumento das temperaturas neste ano.

Os ventos no mês são predominantemente calmos ou fracos, com direção norte e variações de noroeste e nordeste. A incursão de ar frio de origem polar é rara, mas não descartada, já que temperaturas inferiores a 18°C foram registradas em anos anteriores.

Sair da versão mobile