And the Oscars goes to… a emblemática frase poderá ser complementada com o nome de Fernanda Torres no dia 2 de março. A atriz foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz por sua atuação em Ainda Estou Aqui e encerra jejum de 26 anos sem uma brasileira no maior prêmio do cinema mundial.
- A intérprete de Eunice Paiva é a segunda brasileira a ser indicada ao prêmio — a primeira e única foi a sua mãe, Fernanda Montenegro, pelo filme Central do Brasil, também de Walter Salles.
- A artista brasileira chega credenciada após vencer o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Drama.
- Desde que o nome da atriz foi ventilado para as grandes premiações do cinema, Fernanda Torres passou a ser ovacionada pelas redes sociais e recebeu muito apoio dos seguidores
- Por conta de Ainda Estou Aqui, ela já venceu o Critics Choice Awards de Melhor Atriz em Filme Internacional, além do Globo de Ouro.
- Entretanto, recebeu indicações ao APCA de Cinema, Prêmios Satellite, que ainda estão pendentes, e ao IndieWire Critics Poll, Greater Western New York Film Critics Association, DiscussingFilm Critic Award e à Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles, em que não venceu.
- O longa Ainda Estou aqui conquistou a indicação de Melhor Filme Estrangeiro.
Melhor Filme
Sucesso de crítica e de bilheteria, o filme brasileiro Ainda Estou Aqui fez história nesta quinta-feira (23/1) ao ser escolhido entre os 10 indicados a categoria de Melhor Filme no Oscar de 2025. Esta é a primeira vez que um filme brasileiro concorre na principal categoria da premiação.
Ainda Estou Aqui já tinha entrado para a história, graças à conquista do primeiro Globo de Ouro de Melhor Atriz por Fernanda Torres.
O último filme brasileiro a ser indicado ao Oscar foi o documentário Democracia em Vertigem, da diretora Petra Costa, que disputou como Melhor Documentário em 2020. Antes, a animação O Menino e o Mundo, de Alê Abreu, concorreu na edição de 2016, mas perdeu a estatueta para Divertida Mente, da Pixar.
Por: Metrópoles