O ano de 2024 registrou 25 fugas em três unidades prisionais do Acre, situadas nos municípios de Rio Branco, Senador Guiomard e Cruzeiro do Sul. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 2, pelo Instituto de Administração Pública do Acre (Iapen).
Conforme o levantamento, o número representa uma queda de 30% em comparação com 2023, quando ocorreram 36 evasões, incluindo unidades nos municípios de Rio Branco, Senador Guiomard, Tarauacá e Cruzeiro do Sul.
O presidente do Iapen, Marcos Frank Costa, comentou que, apesar da redução nas fugas, ainda há episódios de evasões. No entanto, ele destacou que o governo estadual continua trabalhando para aprimorar a segurança do sistema prisional e realizar a recaptura dos detentos.
“De fato são identificados episódios de fuga em algumas unidades prisionais. Mas, para melhorar o nosso sistema de segurança e ampliar o efetivo policial, o concurso do Iapen se encontra cumprindo o cronograma e já foi publicado o resultado da investigação criminal e social”, afirmou Costa.
O presidente também falou sobre o trabalho dos grupos operacionais da instituição, que atuam de maneira contínua no reforço da segurança interna dos presídios. “Há um grande esforço e interesse do Iapen, da Sejusp [Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública] e instituições parceiras na captura dos fugitivos”, acrescentou.
Além disso, Costa destacou as melhorias que estão sendo implementadas nas unidades prisionais do estado, com reformas e novas construções. “Com relação às melhorias, o governo tem investido à medida que já foi entregue a reforma do pavilhão no Presídio Antônio Amaro Alves, e de um pavilhão que foi recém construído no Presídio Feminino de Rio Branco”, concluiu.
Com informações da Agência de Notícias do Acre