Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Apesar de retração, Defesa Civil Municipal não descarta enchente do Rio Acre em Rio Branco

Apesar de retração, Defesa Civil Municipal não descarta enchente do Rio Acre em Rio Branco

Foto: Walcimar Júnior

Apesar de o nível do Rio Acre, em Rio Branco, seguir baixando, uma enchente ainda não está descartada. As informações são da Defesa Civil Municipal que, na manhã desta terça-feira, 7, divulgou que o manancial atingiu 4 metros; nessa segunda, 6, as réguas marcavam 4,15 metros.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, com base nas próprias análises, o Rio Acre vem apresentando decréscimos cada vez menores, o que já é um sinal de que não deve, a partir de agora, ceder muito mais.

“Além do mais, nós tivemos a madrugada inteira de ontem [segunda-feira, 6] pela manhã, muita chuva nas cabeceiras; no Peru, também choveu bastante, assim como na Bolívia. Essa água chega ainda vai chegar aqui”, explicou, acrescentando ainda que, em Assis Brasil, foram quase 60 mm/dia de chuva registrada nesta segunda. “E em Xapuri, mais de 30 mm/dia”.

Por conta destas informações, Falcão diz não descartar uma enchente, já que a previsão é de mais chuvas nesta semana. “Até mesmo por uma questão de ficarmos atentos e alertas sempre, mas infelizmente, essa retração do rio não significa isto;  ele pode voltar a encher rápido”, afirmou, finalizando que uma previsão completa só deve sair, de fato, no final do mês de março. “Porque até abril ainda tem possibilidade de transbordamento, conforme nossas estatísticas.

Sair da versão mobile