O superintendente Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), Clendes Vilas Boas, informou, na noite desta terça-feira, 6, as mudanças que serão realizadas na Estrada Dias Martins, no recém-inaugurado Elevado Beth Bocalom, para evitar maiores infrações de trânsito. Ainda na manhã desta segunda-feira, 6, a reportagem da GAZETA divulgou, ao menos, quatro manobras irregulares em cinco minutos de observação no dispositivo De Olho no Trânsito, da Prefeitura de Rio Branco.
Clendes explica que a realização de ajustes e adequações na sinalização horizontal e vertical são necessárias para atender às expectativas dos usuários e garantir a segurança viária.
“Identificamos que uma minoria de condutores infratores insiste em desrespeitar as normas de trânsito”, disse, reiterando que serão instalados cones fixos e flexíveis ao longo da extensão da via para formar divisores visuais e impedir as conversões perigosas nos dois sentidos.
Além disso, haverá reforço com pinos e placas reflexivas no acesso à Uninorte. “Para garantir que condutores respeitem a sinalização que permite apenas conversões à direita, em direção à Uninorte, ou à esquerda, rumo ao pátio do Supermercado Araújo Mix”, reforça.
Para proibir as conversões à direita a partir do elevado para o pátio do supermercado Araújo Mix, a RBTrans providenciará ajustes adicionais na pista para conter infrações e reforçar a segurança. “Também haverá a implantação de pinos de ferro na faixa elevada em frente ao Supermercado Araújo Mix, como medida para impedir conversões irregulares que colocam vidas em risco”.
Clendes respondeu também que, caso não houvesse o desrespeito às normas de trânsito, as ocorrências seriam evitadas.
“É fundamental mudar a cultura de “encurtar caminhos” cometendo infrações, pois o certo é seguir até a rotatória após a AABB para realizar manobras seguras”, acrescenta, reiterando sobre os questionamentos de uma possível rotatória sobre o elevado para facilitar o acesso entre a Uninorte e uma academia que fica também nas proximidades do Beth Bocalom. “Reforçamos que isso comprometeria a fluidez do trânsito no sentido centro-bairro e não atende aos critérios de segurança e mobilidade estudados pela engenharia de trânsito. O viaduto foi projetado para priorizar a fluidez em ambos os sentidos, e qualquer alteração poderia causar congestionamentos e prejuízos à mobilidade”, disse.
Atualmente, segundo o RBTrans, o Elevado conta com agentes de trânsito para orientar condutores e autuar aqueles que infringir a legislação. “Além disso, ampliamos o uso de câmeras de segurança para monitorar e notificar infrações, conforme previsto na Lei 9.503/97 do Código de Trânsito Brasileiro”, disse.