Motoristas do transporte público de Rio Branco devem receber os pagamentos atrasados até às 15 horas desta quarta-feira, 15. As informações foram confirmadas pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Transporte Passageiros Carga Estado do Acre (SINTTPAC), Antônio Neto, À GAZETA, e a decisão aconteceu após reunião, realizada na tarde desta terça-feira, 14, com a prefeitura e a Ricco, empresa responsável pelo transporte da capital acreana.
“A prefeitura vai fazer uma antecipação do subsídio para a empresa, para solucionar o problema hoje, até às 15 horas”, explicou Antônio Neto, reforçando ainda que não sabe o valor que será repassado à empresa, mas reiterou que é referente aos pagamentos atrasados. “Seria o pagamento do mês, que era para sair no dia 6 [de janeiro], e o vale da alimentação dos dois meses, referente ao mês de dezembro, porque o vale-refeição é para você pagar até o dia 20 de cada mês”.
O presidente enfatizou que, na reunião realizada nesta terça-feira, foi decidido que a prefeitura repassaria o montante até o meio-dia desta quarta-feira e, logo após, a empresa repassaria aos trabalhadores. “Até o horário que foi pedido no ofício, que era até às 15 horas, os ônibus irão rodar normalmente. Se não sair o pagamento até esse horário, vamos reunir a diretoria de novo, o sindicato, e vamos ver os procedimentos que devem ser tomados”.
Ainda na segunda-feira, 13, motoristas de ônibus decidiram paralisar as atividades em protesto alegando atraso no pagamento de salários e benefícios. De acordo com os trabalhadores, o pagamento referente ao mês de dezembro, que deveria ter sido feito até o quinto dia útil de janeiro, ainda não foi depositado, além do vale refeição (VR), que, segundo eles, acumula dois meses de atraso.
Nesta terça-feira, 14, o superintendente Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), Clendes Vilas Boas, se manifestou sobre a paralisação, classificando-a como “um ato político” que não seguiu as devidas normativas legais e causou grandes transtornos à população de Rio Branco.
“Tudo aquilo que ocorreu ontem pegou a todos de surpresa, assim como a população. Não houve aviso prévio”, afirmou. O superintendente informou que notificou a empresa Ricco, responsável pelo transporte público na capital.