Em Rio Branco, as aulas da rede municipal começarão no dia 10 março, ou seja, somente após o Carnaval. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 8, pela Secretaria de Educação (Seme).
O prazo para as matrículas ainda será definido pela Diretoria de Ensino da pasta. A previsão, segundo o secretário interino Paulo Machado, é para a segunda quinzena de janeiro.
“A expectativa é de que o processo de matrícula seja realizado por meio de um sistema online. Caso isso não seja viabilizado a tempo, os pais ou responsáveis terão que se dirigir presencialmente às escolas para efetivar a inscrição dos estudantes”, informou a prefeitura, em comunicado.
O atraso no início do ano letivo de 2025 se dá em razão do encerramento tardio do calendário escolar de 2024. A maioria das escolas ainda não encerrou suas atividades, com previsão de fechamento entre 25 e 31 de janeiro.
Os motivos, segundo a prefeitura, foram os eventos atípicos, como a enchente do início do ano e as queimadas e poluição do ar no segundo semestre.
“As fortes chuvas resultaram em alagamentos que inviabilizaram o funcionamento de várias escolas, algumas das quais foram usadas como abrigos. Além disso, as queimadas que afetaram a região comprometeram a qualidade do ar, expondo alunos e profissionais da educação a riscos à saúde, levando à suspensão temporária das aulas”, explicou a gestão.
Professores e demais profissionais da educação entrarão em recesso escolar somente em fevereiro deste ano, em razão do atraso do fim do calendário de 2024, o que justifica o retorno das aulas para março.