O acumulado de chuvas em dezembro do ano passado chegou a 258,2 milímetros, número pouco abaixo da média esperada para o mês, de 265 mm. As informações foram confirmadas À GAZETA pelo coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, nesta quinta-feira, 2.
De acordo com o coordenador, as chuvas estavam acima da média desde outubro, até a leve queda no volume, em dezembro. Para os próximos meses, no entanto, a previsão é de mais precipitações.
“Na realidade, nos três meses anteriores, foi até bom que tivéssemos chuvas acima da média porque essas precipitações que aconteceram em 2024 já diminuíram um pouco o volume, e isso faz com que, se o rio transbordar, não seja algo tão grande”, explicou.
Falcão reitera que a Defesa Civil, infelizmente, não descarta uma enchente na capital. “Não descartamos de maneira alguma um transbordamento do Rio Acre em 2025, porém, estamos prontos. Inclusive, hoje mesmo estamos finalizando a questão do Parque de Exposição [Wildy Viana] para que a possamos imediatamente começar a limpeza e preparar toda essa questão de abrigos, além das outras providências que nós tomamos diariamente para minimizar os impactos de uma chuva”, finalizou.