Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Dança, contação de histórias e mais atividades para mulheres e crianças; veja programação cultural em Rio Branco

Dança, contação de histórias e mais atividades para mulheres e crianças; veja programação cultural em Rio Branco

Espaço Criança tem contação de histórias - Foto: José Caminha/Secom

Para aproveitar as férias ou o recesso, o rio-branquense conta com uma programação especial de cultura feita pela Fundação de Cultura Elias Mansour, com atividades variadas para todos os públicos. Nesta terça-feira, 7, a programação ocorre na Biblioteca Pública Adonay Barbosa dos Santos, com contação de histórias no espaço criança, das 10h às 15h, aberto para o público.

Já na Usina de Arte, é possível participar de um encontro de formação em dança do ventre, das 18h às 21h da noite. “Sherazade” é ministrado pela dançarina Laura de Lys, com a entrada gratuita. O encontro é exclusivo e aberto para todas as mulheres. Em entrevista ao portal A Gazeta, a instrutora diz que a motivação para promover a atividade é fazer com que as mulheres se sintam mais independentes e confiantes com a própria arte.

O foco no público feminino, além disso, é parte da justificativa para o projeto fazer parte da Lei Aldir Blanc, por meio da Fundação Garibaldi Brasil, como forma de empoderamento e união feminina, já que o estado acreano tem números preocupantes de violência contra a mulher e feminicídio.

“A dança do ventre não traz só o aprendizado da dança e a possibilidade de apresentação, mas também de se vestir toda linda, se maquiar; e além disso, [traz] a possibilidade de as mulheres entenderem as próprias potencialidades, em pensarem que, da mesma forma que podem fazer um movimento de dança, podem dizer não para uma relação abusiva e ascender profissionalmente”, diz a idealizadora.

Por: Beatriz Mendonça, estagiária sob supervisão*

Sair da versão mobile