Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Educação de Jovens e Adultos impacta mais de 15 mil estudantes no Acre em 2024

Educação de Jovens e Adultos impacta mais de 15 mil estudantes no Acre em 2024

No Acre, milhares de pessoas têm as vidas transformadas pela Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foto: Stalin Melo/SEE

A Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), desempenhou um papel transformador em 2024, atendendo cerca de 15 mil estudantes nos 22 municípios acreanos. Essa modalidade tem sido uma importante oportunidade para aqueles que, por diferentes razões, não conseguiram concluir os estudos na idade convencional, oferecendo a chance de realizar sonhos e mudar histórias de vida.

Com o apoio de 528 professores, a EJA teve, no último ano, 1,7 mil alunos matriculados no ensino fundamental (anos iniciais), 5,9 mil nos anos finais e 7,2 mil no ensino médio.

Mais do que garantir o acesso à educação básica, segundo o governo, o programa também promove inclusão social e combate à desigualdade educacional no estado, ao capacitar os alunos com habilidades essenciais e conhecimentos que facilitam sua entrada no mercado de trabalho.

“A EJA proporciona inúmeros benefícios aos estudantes, pois ao concluir a educação básica por meio dessa modalidade, muitos alunos conseguem acessar melhores oportunidades de emprego e aumentar a renda, melhorando a qualidade de vida”, explica o chefe do Departamento da EJA da SEE, professor Jessé Dantas.

Além da formação básica, a EJA também oferece cursos de qualificação profissional. Por meio da plataforma Educ e em parceria com o Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), foram formadas 25 turmas do ensino fundamental com acesso a cursos como confeiteiro, operador de supermercados, operador de computador e outras áreas.

Inscrições abertas para 2025

O governo do Acre, por meio da SEE, abriu as inscrições para o primeiro semestre de 2025. Interessados podem realizar a matrícula em qualquer escola da rede estadual que ofereça a modalidade. Para as turmas de ensino fundamental, é necessário ter pelo menos 15 anos de idade, enquanto para o ensino médio é preciso ter 18 anos completos.

Para efetuar a matrícula, basta apresentar carteira de identidade, comprovante de residência e histórico escolar, a partir do qual o aluno será inserido no ciclo adequado.

Com informações da Agência de Notícias do Acre

Sair da versão mobile