Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Estudantes de Psicologia da Ufac denunciam falta de professores e cobram convocação; Universidade se manifesta

Estudantes de Psicologia da Ufac denunciam falta de professores e cobram convocação; Universidade se manifesta

Estudantes do curso de Psicologia da Universidade Federal do Acre (Ufac) fizeram, nesta quarta-feira, 9, uma denúncia em relação à falta de professores em diversas disciplinas. De acordo com nota publicada nas redes sociais, há negligência por parte da Coordenadoria de Seleção e Admissão da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão (Prodgep).

Segundo o documento, as convocações do Edital nº53/2018 não foram feitas, o que prejudica o ensino aos estudantes. O panorama geral, ainda conforme a nota, se evidencia a partir de uma reunião de centro feita no ano passado, em que foi revelada que um concurso de 2018 teve o prazo de validade estendido por conta da pandemia.

“Por ser um edital antigo, de quase 7 anos, é evidente que os candidatos já possuem carreira consolidada, logo, o coordenador do curso de Psicologia entrou em contato com os três candidatos referentes e todos esclareceram que negariam a vaga”, reitera, enfatizando que, até o momento, foram feitas apenas duas das três convocações necessárias para a finalização do edital.

Os alunos alegam ainda que, por conta da demora na convocação, não é possível mais convocar professores substitutos de um outro edital, que é mais atualizado e vigente. “Na prática, essas falhas burocráticas estão prejudicando diretamente a realidade do curso de Psicologia, pois atualmente praticamente todas as turmas do curso estaõ sem professor em alguma disciplina, uma vez que ainda que tenhamos ciência do edital atual e dos professores substitutos a serem convocados, não é possível dar início ao processo”.

Os universitários complementam ainda que este é um problema antigo. “A Psicologia enfrenta problemas relacionados à falta de docentes há anos, contudo, agora ele está mais grave ainda”, dizem, solicitando que a convocação da PROGRAD nº 53/2018 seja feita de modo urgente. “Tendo em vista que o período letivo está correndo, as disciplinas estão desfalcadas e a formação das turmas finais está comprometida”.

A reportagem entrou em contato com a assessoria da Ufac, que afirmou que a universidade convocou a sexta colocada do concurso público, atendendo à solicitação do Centro Acadêmico de Psicologia. “Desde o início do processo, a Ufac tem seguido rigorosamente os trâmites institucionais”, diz, em nota.

Ainda segundo a Ufac, no dia 17 de dezembro de 2024, o Centro Acadêmico entrou em contato, solicitando a chamada; no dia 19, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) encaminhou o processo à Reitoria. “Inclusive, foi a Pró-Reitoria de Graduação que informou à direção do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da existência do banco de candidatos classificados do Edital 53/2018, que ainda estava vigente. A partir desse momento é que o Centro começou com o processo solicitando a contratação, permitindo que as demandas fossem atendidas de forma legal”, explica.

Segundo a universidade, o processo encontra-se, desde o último dia 23 de dezembro, na Coordenação de Seleção e Admissão (CSA). “A previsão é que a nomeação ocorra no dia 13 de janeiro, juntamente com os aprovados no edital 04/2024, conforme informado pelo responsável pelo setor”.

Leia a nota na íntegra

A Universidade Federal do Acre (Ufac) informa que a convocação da sexta colocada no concurso público foi realizada, atendendo à solicitação do centro acadêmico responsável. Desde o início do processo, a Ufac tem seguido rigorosamente os trâmites institucionais.

No dia 17 de dezembro, o centro solicitou a chamada, e a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) encaminhou o processo à Reitoria em 19 de dezembro. Inclusive, foi a Pro-Reitoria de Graduação que informou à direção do CFCH da existência do banco de candidatos classificados do Edital 53/2018 que ainda estava vigente. A partir desse momento é que o Centro começou com o processo solicitando a contratação, permitindo que as demandas fossem atendidas de forma legal.

O processo encontra-se atualmente na Coordenação de Seleção e Admissão (CSA) desde o dia 23 de dezembro. A previsão é que a nomeação ocorra no dia 13 de janeiro, juntamente com os aprovados no edital 04/2024, conforme informado pelo responsável pelo setor.

A Ufac reforça seu compromisso com a transparência e agilidade nos procedimentos, sempre priorizando a excelência acadêmica e administrativa.

Sair da versão mobile