Na busca por promover a união e o diálogo entre diferentes territórios do Juruá e suas lideranças indígenas, o Comitê de Cultura Acre, em parceria com a Associação de Artesãs e Artesãos Indígenas do Vale do Juruá, lança o evento “Fórum de Cultura do Vale: Conexões entre Cidade, Floresta e Campo”. Com inscrições gratuitas, o encontro acontecerá nos dias 8 e 9 de fevereiro, no Centro Cultural Puyanawa, em Mâncio Lima.
A programação tem como tema “Unindo vozes e territórios pela cultura e preservação no Juruá” e convida representantes das comunidades indígenas, das zonas urbanas e rurais para discutir cultura e preservação ambiental. Além disso, pretende articular um intercâmbio de saberes entre os povos e, assim, instigar políticas públicas de valorização e proteção dos patrimônios locais, incentivo à sustentabilidade e respeito às vozes dos povos originários.
Interessados em participar podem se inscrever através de um formulário online, disponível no perfil do Instagram do Comitê de Cultura Acre. As vagas têm um limite de até 100 participantes.
A coordenadora do órgão responsável pelo evento, Claudia Toledo, fala sobre a importância dessa reunião: “O fórum é um momento de interação entre o setor cultural como um todo, além de ser um marco, pois é a primeira vez que vamos reunir pessoas indígenas e não indígenas dentro de um território indígena para discutir cultura. O nosso foco de discussão e debate é o meio ambiente, com abordagens sobre o bem viver, a atual emergência climática e a forma como os povos originários lidam com essas questões. Também traremos uma reflexão sobre as violências sofridas pelas maiorias minorizadas: mulheres, indígenas, população negra, comunidade LGBTQIAP+ e as violências contra o meio ambiente”, explica.
A programação inclui apresentações culturais, palestras sobre temas fundamentais, com convidados especiais, debates, oficinas e momentos de integração, criando um espaço para reflexão, troca de experiências e construção coletiva de soluções para os desafios do Vale do Juruá.