O governo do Estado, por meio de decreto publicado na edição desta quinta-feira, 2, do Diário Oficial do Estado (DOE), instituiu a Comissão Organizadora Executiva (COE) para a 15ª Reunião Anual da Força-Tarefa de Clima e Florestas dos Governadores, que será realizada em Rio Branco em maio de 2025. O evento tem como objetivo promover o debate e a articulação entre estados na luta pela preservação ambiental e o combate às mudanças climáticas.
A COE será responsável por planejar, coordenar e executar as ações necessárias à realização do evento. Entre suas principais atribuições estão a elaboração do planejamento estratégico, coordenação das atividades logísticas e protocolares, além da articulação com entidades públicas, privadas e organizações não governamentais envolvidas.
A comissão será composta por diversos órgãos e entidades do Estado, divididos em quatro eixos de execução: Estrutura, Debates Técnicos, Comunicação e Turismo. A coordenação-geral ficará a cargo da Secretaria de Estado da Casa Civil, com a colaboração de outros órgãos especializados, como a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e a Secretaria de Estado de Comunicação.
O decreto estabelece também que a participação na COE será considerada prestação de serviço público relevante, sem remuneração. Além disso, a comissão terá a flexibilidade de convidar outras entidades públicas e privadas para contribuir nas discussões e no andamento dos trabalhos.