Após denúncia sobre a falta de médicos na Unidade de Cuidado Intermediário (UCI) do Hospital da Criança, em Rio Branco, o Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC), por meio da 1ª Promotoria Especializada de Defesa da Saúde, cobrou esclarecimentos por parte da Gerência do Serviço Assistencial à Saúde da Mulher e da Criança (SASMC).
A denúncia foi feita pelo Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC), após uma visita técnica realizada na última quarta-feira, 9. Além da falta de médicos no setor semi-intensivo durante o dia, o sindicato denunciou falta de ventilação em algumas áreas, e o armazenamento inadequado de equipamentos de diálise.
O promotor de Justiça Ocimar Sales Júnior destacou a gravidade da situação, afirmando que os fatos relatados têm o potencial de colocar em risco o atendimento e a vida de pacientes internados na unidade. O MP-AC solicitou que, caso a denúncia seja confirmada, medidas urgentes sejam adotadas para garantir a qualidade do atendimento.
Além disso, a Diretoria do Sindmed-AC também foi oficiada pelo MPAC e foi solicitado que compartilhe o relatório detalhado da visita técnica realizada ao hospital.
O que diz o outro lado:
Em resposta, a gerente geral do Sistema Assistencial à Saúde da Mulher e da Criança (SASMC), Elisabeth Rodrigues de Souza, explicou que o hospital tem adotado medidas necessárias para garantir que o atendimento continue sendo feito com qualidade. “Todos os pacientes internados continuam recebendo o atendimento regular, sem qualquer comprometimento no tratamento”, diz em nota.
A direção também destacou que o hospital está em um processo de readequação de suas instalações, com o objetivo de melhorar tanto o ambiente de trabalho para os profissionais de saúde quanto a experiência para os pacientes.