3 de novembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

3 de novembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

MP propõe TAC para regulamentação provisória do transporte por motocicletas via aplicativo no Acre

Proposta de TAC busca garantir critérios mínimos de segurança enquanto não houver regulamentação federal.

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
31/01/2025 - 15:41
Foto: Arquivo/MP-AC

Foto: Arquivo/MP-AC

Manda no zap!CompartilharTuitar

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) reuniu, nesta sexta-feira, 31, órgãos de trânsito e segurança para discutir a regulamentação provisória do transporte de passageiros por motocicletas via aplicativos. Durante o encontro, realizado pela Promotoria Especializada de Tutela do Direito Difuso à Segurança Pública, foi proposta a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com plataformas do setor, estabelecendo critérios mínimos de segurança e fiscalização.

  • 📲 Participe do canal da GAZETA no WhatsApp

A discussão contou com a participação da 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Defesa do Consumidor, do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), da Polícia Militar do Acre (PMAC), da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBtrans), da Câmara Municipal e da Casa Civil do Município.

O promotor de Justiça Rodrigo Curti destacou que a ausência de regulamentação federal gera insegurança jurídica, uma vez que a legislação atual abrange apenas o transporte por aplicativos em veículos de quatro rodas, deixando as motocicletas fora desse escopo. Ele também mencionou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) no Tema de Repercussão Geral 967, que reconhece a atividade como uma relação privada baseada na livre concorrência e iniciativa.

“Os municípios não podem proibir esse serviço, mas podem fiscalizá-lo e regulamentá-lo dentro dos limites da legislação federal”, ressaltou o promotor.

TAC busca segurança temporária para o serviço

O TAC proposto pelo MPAC tem como objetivo garantir que os motociclistas atendam a critérios mínimos de segurança, semelhantes aos exigidos para motoristas de aplicativos, enquanto não houver uma decisão definitiva da Justiça sobre o tema. Segundo Rodrigo Curti, a ausência de regulamentação coloca em risco os usuários desse serviço, que ficam sem garantias sobre a qualificação dos condutores e a condição das motocicletas.

Decisão judicial e esclarecimentos sobre a legalidade do serviço

A reunião também abordou a decisão liminar da Justiça sobre o tema. A juíza Zenair Bueno, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Rio Branco, negou pedido de liminar para reconhecer a legalidade da atividade, alegando que a Lei 13.640/2018 não contempla motocicletas no transporte por aplicativos.

O promotor enfatizou, no entanto, que a decisão judicial não proibiu o serviço, mas deixou claro que, por não estar previsto na legislação, quem o presta pode incorrer em infrações previstas no artigo 47 da Lei de Contravenções Penais e no artigo 231, inciso VIII, do Código de Trânsito Brasileiro.

“A Justiça não proibiu esse tipo de transporte. O que ocorre é que, por não ser uma atividade legalmente reconhecida, quem a exerce pode ser penalizado. O serviço continua existindo, mas os prestadores assumem os riscos das penalidades cabíveis”, explicou Curti.

Ameaças a autoridades preocupam MP

Durante a reunião, o promotor também manifestou preocupação com ameaças feitas por motociclistas por aplicativo a autoridades envolvidas no caso. Ele ressaltou que qualquer manifestação deve ocorrer dentro dos limites legais.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

“O Ministério Público não compactua com manifestações que ofendam direitos ou caracterizem práticas criminosas. Atitudes ordeiras são legítimas, mas ataques à honra, ameaças contra autoridades ou qualquer conduta que atente contra a coletividade não serão toleradas”, enfatizou.

Uma nova reunião será agendada para discutir a proposta do TAC, com a participação de representantes das plataformas de mobilidade e da RBtrans.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Carne podre e com moscas virava charque e era vendida em comércio

Próxima Notícia

Polícia Civil do Acre cumpre mandados judiciais por violência doméstica em Plácido de Castro

Mais Notícias

Sine oferta mais de 110 vagas nesta segunda-feira; veja quais
6º destaque

Sine oferta mais de 110 vagas nesta segunda-feira; veja quais

03/11/2025
Foto: Iryá Rodrigues
1º destaque

Segunda-feira deve ser quente e com possibilidade de chuvas fortes em várias regiões no Acre

03/11/2025
Inscrições para cursos gratuitos de inglês e espanhol no Ifac seguem abertas; veja como se inscrever
3º destaque

Inscrições para cursos gratuitos de inglês e espanhol no Ifac seguem abertas; veja como se inscrever

02/11/2025
Foto: Juan Vicent Diaz
Geral

Famílias acreanas mantêm intenção de consumo em alta, apesar da queda no cenário nacional

02/11/2025
Foto: Divulgação
Geral

Seguem abertas inscrições para Campus Mobile no AC; vencedores ganharão viagem

02/11/2025
Foto: Mell Liz
Geral

Inscrições para pareceristas culturais da prefeitura se encerram na segunda

02/11/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Foto: Cedida

Polícia Civil do Acre cumpre mandados judiciais por violência doméstica em Plácido de Castro

Foto: Iryá Rodrigues

Inmet alerta para chuvas intensas em todo o Acre nesta sexta e sábado

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre