Apesar da baixa no nível do Rio Acre nos últimos quatro dias consecutivos, com a marca de 6,29 metros nesta quarta-feira, 15, a Prefeitura de Rio Branco já iniciou os preparativos para enfrentar uma possível ocorrência de enchentes na capital acreana. As equipes da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Secretaria de Cuidados da Cidade (SMCCI) e técnicos da prefeitura começaram os trabalhos de limpeza e organização do Parque de Exposições, que é utilizado para abrigar famílias afetadas pela cheia.
As ações de limpeza incluem a retirada de entulhos, roçagem do terreno e adaptação do espaço, que foi recentemente transferido para o domínio municipal pela Secretaria do Patrimônio da União. A prefeitura já trabalha em estratégias para garantir que o parque seja funcional e seguro em uma situação de emergência, com setores específicos para acolhimento de pessoas, armazenamento de pertences e até cuidados com animais de estimação.
“Essa é a marca da gestão do prefeitão Tião Bocalom, onde traz dignidade mesmo em momentos difíceis e não vai ser diferente se este ano a gente passar por esses desastres voltados às enchentes dos rios e igarapés, a gente está com toda a equipe da prefeitura preparada para abrigar essas famílias e atendê-las de forma digna”, disse o prefeito em exercício, Alysson Bestene.

Lucas Guerra, secretário adjunto da secretaria de Infraestrutura do município, disse que o espaço será preparado com setores específicos para armazenamento de pertences e até acolhimento de animais de estimação.
“Nós recebemos um prêmio por abrigar as pessoas com dignidade, com humanidade, e esse ano não vai ser diferente, nós vamos procurar atender o melhor possível essa população que sofre com essas enchentes e procurar atendê-los antecipadamente. Quando já ouvir os primeiros sinais de transbordamento, nós já conseguimos abrigar aqueles que vão sendo atingidos e também para que guardem seus pertences, vai ter local também para guardar os pets, cachorros, gatos. Então a equipe já está toda empenhada procurando setorizar da melhor maneira possível aqui o parque de exposição para atender e abrigar a população caso seja necessário.”