12 de outubro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

12 de outubro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Saúde confirma casos de febre amarela em macacos em município paulista

Animais doentes não transmitem doença, que tem mosquitos como vetores.

Assessoria por Assessoria
06/01/2025 - 14:35
Foto: Divulgação/Prefeitura de Pitangueiras (SP)

Foto: Divulgação/Prefeitura de Pitangueiras (SP)

Manda no zap!CompartilharTuitar

A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo confirmou que exames realizados em quatro macacos do campus da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto, interior paulista, tiveram resultado positivo para febre amarela.Saúde confirma casos de febre amarela em macacos em município paulistaSaúde confirma casos de febre amarela em macacos em município paulista

Embora macacos doentes não transmitam a doença, são um indicativo de circulação do vírus. Os primatas são os principais hospedeiros do vírus, mas os únicos vetores de transmissão são os mosquitos. No meio silvestre, os mosquitos picam o macaco que, depois de infectado pelo vírus, pode ser picado por outro vetor e este, por sua vez, transmitir a doença para o homem.

Por causa disso, a campanha de vacinação contra a febre amarela foi intensificada na cidade de Ribeirão Preto. Segundo a administração municipal, equipes da Vigilância Epidemiológica da cidade iniciaram, na sexta-feira passada (3), a imunização de pessoas que moram ou trabalham no campus da USP e que nunca receberam a vacina. A prefeitura também tem feito busca ativa para imunização de cerca de 4 mil crianças que ainda não completaram o ciclo vacinal da febre amarela, composta por duas doses, uma aos 9 meses e outra aos 4 anos.

“Estamos realizando uma busca ativa por essas crianças. A secretaria está entrando em contato com todas essas famílias para que as crianças sejam vacinadas. Não é preciso que a população faça filas nos postos de saúde”, disse Mauricio Godinho, secretário municipal da Saúde. De acordo com Godinho, após esta idade uma única dose da vacina garante a proteção contra a doença.

De acordo com a prefeitura, não há atualmente nenhum registro de febre amarela em humanos na cidade de Ribeirão Preto.

A doença

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda que é causada por um vírus, transmitido pela picada de um mosquito silvestre, que vive em zona de mata, e não há transmissão direta de pessoa para pessoa. Os sintomas iniciais da febre amarela são febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.

A maioria das pessoas melhora após os sintomas iniciais. No entanto, cerca de 15% podem apresentar um breve período, que pode ir de horas a um dia sem sintomas e, então, desenvolver uma forma mais grave da doença, que pode levar à morte, destacou o Ministério da Saúde.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Vacina

Em nota, a Secretaria Estadual da Saúde informou ter remanejado 20 mil doses de imunizantes para Ribeirão Preto. “Vale destacar que os macacos não transmitem febre amarela. A infecção se dá por meio de mosquitos silvestres, que vivem em zonas de mata e não habitam o ambiente urbano das cidades.”

A secretaria alerta que o risco é maior em áreas de mata e zonas rurais que recebem turistas para acampamentos, trilhas e outras atividades. “Caso alguém identifique macacos mortos na região onde vive ou está, deve informar imediatamente às autoridades sanitárias do município, de preferência, diretamente para a vigilância ou o controle de zoonoses”, diz nota da secretaria.

A doença pode ser prevenida por meio de vacina, que está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS).

Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema vacinal de apenas uma dose durante toda a vida, medida que está de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). A vacina é a melhor forma de prevenção da doença e está disponível em todos os postos de saúde do estado.

Por: Agência Brasil

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Ministério das Comunicações lança edital para rádios educativas e cidade do Acre pode ser beneficiada

Próxima Notícia

Polícia Penal desarticula tentativa de fuga em presídio de Senador Guiomard durante operação de revista

Mais Notícias

Equipe da Escola Olavo Bilac, do Acre, ganhou de 8 a 3 da equipe do Piauí. Foto: Cedida/Divulgação
Geral

Equipe acreana de futsal conquista mais uma medalha nos jogos escolares

12/10/2025
Servidores do Ipem atestam a qualidade dos brinquedos, conforme as regras do Inmetro. Foto: Rosi Sabóia/Ipem
Geral

Ipem-AC reforça fiscalização de brinquedos na Operação Criança Segura e orienta consumidores

12/10/2025
'É um orgulho imenso ver um acreano brilhar', diz Gladson sobre vitória inédita de Dino
Geral

‘É um orgulho imenso ver um acreano brilhar’, diz Gladson sobre vitória inédita de Dino

12/10/2025
Ramon Dino conquista o título do Mr. Olympia 2025 na Classic Phisique — Foto: Divulgação/Instagram Mr. Olympia
Geral

Acre celebra a vitória de Ramon Dino no Mister Olympia 2025

12/10/2025
Foto: Arquivo pessoal
Geral

Imagem de Nossa Senhora de Nazaré percorrerá ruas de Rio Branco em tradicional procissão neste domingo

12/10/2025
Natalia Gdovskaia/Getty
5º destaque

Inscrições para 57 vagas do Mais Médicos Especialistas no Acre seguem até este domingo (12)

12/10/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Foto: Arquivo/Iapen-AC

Polícia Penal desarticula tentativa de fuga em presídio de Senador Guiomard durante operação de revista

Foto: Reprodução/redes sociais

Rumores apontam Miss Universo Rio Branco como nova namorada de Gladson Cameli

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre