Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Tribunal de Justiça do Acre empossa oito novos juízes substitutos

Tribunal de Justiça do Acre empossa oito novos juízes substitutos

Foto: Divulgação/TJ-AC

Em cerimônia realizada no Palácio da Justiça, a Administração do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) deu posse, na tarde desta terça-feira, 7, a 8 novas juízas e juízes de Direito substitutos aprovados em concurso público para ingresso na magistratura estadual. Com a entrada dos novos substitutos, o Poder Judiciário acreano passa a contar, ao todo, com 76 magistradas e magistrados de 1º grau.

O ato solene foi conduzido pela presidente do tribunal, desembargadora Regina Ferrari, e contou com a presença dos membros da Corte de Justiça do Acre, advogados, defensores públicos, magistrados, procurador Ministério Público do Acre (MPAC), além de representantes dos Poderes Legislativo e Executivo Estadual e Municipal.

A ação é de grande relevância para o Poder Judiciário do Estado do Acre, que já conta com juízes em todas as Comarcas instaladas e poderá agora designar estrategicamente magistrados substitutos para reforçar as atividades jurisdicionais nas unidades judiciais onde houver necessidade.

Da mesa de honra, além da presidente do TJAC, participaram o corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista; os desembargadores Roberto Barros; Francisco Djalma; Júnior Alberto, Luís Camolez, Nonato Maia e Lois Arruda, que participou virtualmente juntamente com o presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Herman Benjamin.

A extensão da mesa de honra foi composta pelo procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro; pela procuradora-geral do Estado do Acre, que representou o Governo do Estado; pelo vice-presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado estadual Pedro Longo;  pela vice-presidente da OAB/AC, Thaís Moura; pela defensora pública geral, Simone Santiago e pelo primeiro-vice-presidente da Associação dos Magistrados do Acre (ASMAC), juiz de Direito Alesson Braz.

Curso de formação

A partir dessa quarta-feira, 8, os empossados participarão do curso de formação promovido pela Escola do Poder Judiciário (Esjud). A atividade irá abordar temas fundamentais para o exercício da distribuição da Justiça, como gestão de equipe, liderança e proatividade, para garantir aos novos juízes e juízas de Direito substitutas a excelência nas atividades judicantes que, dentro em breve, passarão a desenvolver.

Na segunda-feira, 7, os empossados estiveram reunidos com a desembargadora-presidente e o corregedor-geral da Justiça, na sede do TJAC. Na oportunidade, os membros da Administração falaram sobre o exercício da magistratura no Acre, abordando, entre outros, temas como gestão estratégica e a atuação da corregedoria-geral da Justiça, bem como responderam a questionamentos e dúvidas pontuais dos novos juízes e juízas de Direito substitutas.

Sair da versão mobile