A Universidade Federal do Acre (Ufac) publicou o termo de adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025, oferecendo 2.210 vagas em 45 cursos de graduação na instituição. Este ano, o processo de seleção sofreu algumas novidades em relação aos cursos e critérios de ingresso.
Entre as vagas ofertadas, 971 são destinadas à ampla concorrência, 89 são voltadas para ações afirmativas e 1.150 são exclusivas para a Lei nº 12.711/2012, que reserva vagas para estudantes de escolas públicas.
Ao todo, 10 cursos da Ufac não foram incluídos no termo de adesão ao Sisu 2025, entre eles o curso de Medicina, que anteriormente fazia parte do sistema. A decisão de excluir Medicina do Sisu foi tomada no dia 4 de dezembro de 2024, pelo Conselho Universitário. Em fevereiro, a Ufac deve lançar um edital de processo seletivo para ingresso em medicina, também utilizando a nota do Enem 2024, mas em sistema próprio de seleção.
O Ministério da Educação (MEC) retirou do termo de adesão da Ufac o bônus regional – política afirmativa que oferecia 15% de acréscimo nas notas dos candidatos provenientes do Acre. Com isso, os cursos que estão no Sisu, não terão mais o bônus.
De acordo com a pró-reitora de Graduação da Ufac, Ednaceli Damasceno, o edital do Sisu 2025 deve ser aprovado pelo Conselho Universitário na próxima quarta-feira, 8, com previsão de publicação até sexta-feira, 10, seguindo cronograma do Sisu.
“Antes ofertávamos 2.300 vagas, mas retiramos medicina [com 80 vagas] e reduzimos o curso de medicina veterinária para 40 vagas. Então, ficaram 2.210 vagas pelo Sisu. Detalhe: no termo de adesão, o bônus foi retirado pelo MEC. Como já prevíamos que isso iria ocorrer, retiramos medicina. Para os demais cursos que estão no Sisu, não haverá bônus nessa edição”, explicou Damasceno.
As inscrições para o Sisu 2025 terão início após a divulgação do edital.