O edital do processo seletivo para ingresso no curso de medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) deve ser publicado até fevereiro. As informações foram confirmadas, com exclusividade À GAZETA, pela pró-reitora de Graduação, Ednaceli Damasceno, na tarde desta segunda-feira, 6.
Segundo Ednaceli, ainda não há uma data certa para a publicação, mas será ainda no segundo mês do ano. “Estamos no processo de elaboração do edital e aperfeiçoamento do nosso sistema que receberá as inscrições dos candidatos”, explicou.
O edital do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para os demais cursos deve ser publicado até a sexta-feira, 10. Na última sexta-feira, 3, foi publicado, no site da Ufac, o termo de adesão, com mais de 2,2 mil vagas em 45 cursos. O edital será aprovado pelo Conselho Universitário (Consu) na quarta-feira, 8.
O Consu da Ufac retirou, no último dia 4 de dezembro, o curso de Medicina do SiSU 2025 para manter o bônus de inclusão regional no edital do processo seletivo que será lançado. No caso dos cursos que permaneceram no SiSU, o MEC derrubou o bônus.
Como vai ser a seleção para medicina?
Conforme decisão do Conselho Universitário, o curso de medicina passará a selecionar seus candidatos com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas fora do sistema do SiSU, por meio de um processo seletivo e sistema próprio da Ufac, preservando o bônus de 15% para estudantes que concluíram o Ensino Médio no Acre.
No último dia 9 de dezembro, a universidade anunciou a abertura de 80 vagas para medicina com o processo seletivo próprio, que deve ser similar ao usado para vagas remanescentes.
Além do bônus de 15% para estudantes que concluíram o Ensino Médio no Acre, o processo seletivo para medicina também vai considerar o sistema de cotas, conforme a Lei 12.711, de 2012, que reserva no mínimo 50% das vagas em universidades federais para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas, alunos de baixa renda, alunos pretos, pardos indígenas e quilombolas e alunos com deficiência.