Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

VÍDEO: Com poucos dias de inaugurado, Elevado Beth Bocalom já coleciona vários registros de infrações de trânsito

VÍDEO: Com poucos dias de inaugurado, Elevado Beth Bocalom já coleciona vários registros de infrações de trânsito

Foto: Reprodução/De olho no trânsito

Em apenas cinco minutos de gravação contínua na manhã desta segunda-feira, 6, a equipe de reportagem da GAZETA flagrou, por meio do programa “De Olho no Trânsito”, da Prefeitura de Rio Branco, quatro condutores – dois carros e duas motocicletas – em manobras perigosas na Estrada Dias Martins, onde fica o Elevado Beth Bocalom.

A obra, inaugurada no último dia 30 de dezembro de 2025, promete otimizar o fluxo de trânsito na região e proporcionar mais opções de trajeto aos motoristas. Porém, apesar da sinalização, ao invés de passarem por baixo e fazerem o retorno para irem no sentido Centro, os motoristas estão cruzando toda a pista para entrarem em uma academia, o que é extremamente perigoso.

Procurada pela GAZETA, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), Clendes Vilas Boas, informou que, de fato, identificou que alguns condutores não estão respeitando a sinalização no Elevado.

“Atualmente, estamos conduzindo estudos para levantar as adequações necessárias, conforme descrito no Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito do Contran, resolução nº 973. Como medida inicial, estamos planejando a instalação de pinos para reforçar a marcação de canalização, com o objetivo de melhorar a orientação dos motoristas e evitar infrações”, abordou, em nota enviada com exclusividade À GAZETA.

Segundo Vilas Boas, enquanto isso, agentes de trânsito estão sendo enviados ao local para orientar os condutores. “E, principalmente, prevenir incidentes. No entanto, é importante destacar que, devido a limitações de recursos, não é possível manter agentes 24 horas no local. Nossa prioridade é providenciar essas melhorias o quanto antes”.

Clendes reforçou ainda que o elevado já está devidamente sinalizado, conforme as normas de trânsito. “Caso os motoristas agissem com consciência e respeitassem a legislação, tais medidas adicionais não seriam necessárias. A sinalização existente é clara e suficiente para garantir a segurança de todos os usuários da via”, explicou, acrescentando que, no entanto, diante do comportamento inadequado de alguns condutores, a RBTrans está  tomando providências complementares para reforçar a orientação e prevenir situações de risco.

“Seguimos confiantes de que a conscientização e o respeito às leis de trânsito são fundamentais para a segurança de todos”, finalizou.

Veja como deve ser feito:

Trânsito no sentido centro-bairro

Motoristas que trafegarem no sentido centro-bairro terão três alternativas de trajeto:

  1. Passar pela parte externa do elevado;
  2. Fazer o retorno por baixo no sentido Centro;
  3. Contornar por baixo do elevado e seguir até a Rua Fátima Maia, com destino à Uninorte ou à BR-364.

Trânsito no sentido bairro-centro

Para quem seguir no sentido bairro-centro, vindo das regiões do Tucumã ou da Universidade, também haverá três opções:

  1. Passar por cima do elevado;
  2. Fazer o retorno por baixo do elevado, voltando ao sentido Bairro;
  3. Virar à direita na Rua Fátima Maia, em direção à Uninorte ou BR-364.

Os motoristas que vêm da Rua Fátima Maia, no sentido Uninorte-Elevado, não poderão retornar por baixo do elevado, devendo seguir à direita na Dias Martins, com destino ao Viaduto da AABB, em construção.

Sair da versão mobile