O prefeito de Rio Branco Tião Bocalom (PL) nomeou, nesta sexta-feira, 3, por meio de decreto, Valtim José da Silva para a Casa Civil e Jorge Eduardo Sobrinho para a Secretaria Especial de Assuntos Jurídicos e Atos Oficiais (Sejur).
Ambos já exerciam as respectivas funções na primeira gestão do prefeito, mas foram exonerados no final de dezembro para a passagem de mandato, conforme obriga a lei.
Essas foram as primeiras nomeações do alto escalão para a segunda gestão de Bocalom, que foi reeleito em outubro e empossado na última quarta, 1º.
O secretário da Casa Civil tem a responsabilidade de ordenar despesas, autorizar empenhos e efetuar pagamentos relativos aos programas, subprogramas, projetos e atividades da pasta, bem como do gabinete do prefeito, secretarias especiais, Gabinete Militar, Controladoria Geral e Defesa Civil.
Já a Sejur presta, entre outras funções, assessoria jurídica à gestão, observando, por exemplo, se as ações e medidas da prefeitura estão em conformidade com a Constituição.