Os 21 vereadores eleitos de Rio Branco tomaram posse de seus mandatos na noite desta quarta-feira, 1°, em cerimônia realizada no auditório do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Na ocasião, foram empossados os vereadores reeleitos Samir Bestene (PP), Elzinha Mendonça (PP), Raimundo Neném (PL), Joaquim Florêncio (PL), Antônio Morais (PL), Rutênio Sá (União Brasil) e Fábio Araújo (MDB).
Além deles, tomaram posse os novatos Bruno Moraes (PP), Aiache (PP), Felipe Tchê (PP), Joabe Lira (União Brasil), Lucilene da Droga Vale (PP), Neném Almeida (MDB), Márcio Mustafá (PSDB), Eber Machado (MDB), Matheus Paiva (União Brasil), Leôncio Castro (PSDB), João Paulo Silva (Podemos), Moacir Junior (Solidariedade), André Kamai (PT) e Zé Lopes (Republicanos).
Após a cerimônia, os parlamentares abriram a primeira sessão do ano para a escolha da nova mesa-diretora que vai guiar os trabalhos na casa pelo próximo biênio.
Três nomes se candidataram à presidência: Joabe Lira, Eber Machado e André Kamai. Venceu o primeiro, com 16 votos. As demais composições da mesa eleitas foram Leôncio Castro (vice-presidente), Felipe Tchê (primeiro secretário), Antônio Morais (segundo secretário) e Lucilene da Droga Vale (suplente).
Em seu discurso, o presidente eleito do parlamento-mirim, Joabe Lira, destacou que vai lutar por uma Câmara forte, atuante em prol da população da capital acreana. “Queremos andar de mãos dadas com o prefeito Bocalom para servir o povo de Rio Branco, para que possamos levar as ações que a população tanto precisa”.
O vice-presidente eleito Leôncio Castro ressaltou que a Câmara é o elo dos rio-branquenses com o poder público e negou interferências da prefeitura no processo. “Nós, vereadores, fomos eleitos para representar o povo de forma direta, dando a nossa parcela de contribuição com a sociedade”.