Qual o segredo da longevidade? Para a cirurgiã plástica especialista em rejuvenescimento Elodia Avila, existem diversos fatores que podem afetar a nossa longevidade saudável – e, quanto melhor conhecermos eles, mais controle podemos ter sobre esse processo.
Quando pensamos no que afeta nossa longevidade, é comum vir à mente coisas como o sol, tabagismo e genética, por exemplo. Porém, além dos fatores mais conhecidos, existem diversos outros aspectos que muitas vezes passam despercebidos, mas que podem influenciar fortemente no ritmo do envelhecimento.
De acordo com Elodia, são os fatores “invisíveis” os mais perigosos para a longevidade saudável. “Os fatores mais famosos geralmente são os que têm mais atenção e, portanto, as pessoas costumam ter mais cuidado com eles. Mas os fatores que não são tão conhecidos te envelhecem sem você perceber – e, por isso, a informação é a chave”, destaca.
5 coisas que afetam a longevidade
Pensando nisso, a especialista listou cinco hábitos que aceleram nosso envelhecimento sem notarmos. Confira:
1 – Banho com água muito quente
“Isso não significa que você deve tomar banho com água fria, mas banhar com água excessivamente quente com frequência afeta a barreira cutânea da pele, o que estimula a desidratação, um grande inimigo da pele, mas além disso, os impactos na barreira cutânea pode afetar também, por exemplo, a proteção a doenças e até o pH da pele”, alerta.
2 – Estresse
“O estresse é um dos principais males da atualidade, e nossa sociedade possui inúmeros fatores que estimulam o estresse a um ponto excessivo. Esse excesso gera a liberação de hormônios do estresse, como o cortisol, que são bastante perigosos para a saúde da nossa pele”, diz a médica.
4 – Tristeza: “Nada melhor que ser feliz. A felicidade ajuda com o bem-estar, disposição, equilíbrio emocional, mental e físico. Por isso, estar triste prejudica a sua saúde como um todo, o que afeta a sua longevidade”, diz.
5 – Insônia: “A insônia tem se tornado cada vez mais comum e isso é um grande problema pois um sono de qualidade é importante para a pele. O famoso ‘sono da beleza’ não é um mito, dormir bem ajuda na manutenção dos tecidos cutâneos, da hidratação e até mesmo regula a produção de colágeno”, explica Elodia.
Por Saúde em Dia